Loteamento


* Projetos: Urbanístico, Terraplenagem, Abastecimento de Água, Coleta e Tratamento de Esgoto, Drenagem Urbana e Pavimentação;

* Projetos ambientais: RAP, EIA/RIMA, EIV;

Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)

O EIA é um estudo técnico complexo que tem por objetivo identificar, prever e interpretar as conseqüências sobre o meio ambiente, entendido no âmbito da Resolução CONAMA 001/86, de uma determinada atividade ou obra. Já o RIMA, que deve ser elaborado num formato mais conciso e de fácil entendimento, tem como a principal função divulgar os resultados e conclusões do EIA ao maior número possível de interessados (SECOVI, 2000).

Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV)

Destinam-se a fazer análises e estabelecer diretrizes para a melhor adequação e eventual mitigação de obras de grande porte no espaço urbano. Seu pressuposto básico é a elaboração de estudos para minimizar conflitos e prevenir impactos negativos sobre o uso e ocupação do solo, a vida social, a economia local e o meio urbano no entorno dessas obras.

Relatório Ambiental Preliminar (RAP)

O RAP deve abordar a interação entre elementos dos meios físico, biológico e socioeconômico, buscando a elaboração de um diagnóstico simplificado da área do empreendimento e entorno. Deve conter a descrição sucinta dos impactos resultantes da implantação do empreendimento, e a definição das medidas mitigadoras, de controle e compensatórias, se couber. Este roteiro destina-se a empreendimentos ou atividades que não dispõem de roteiro específico previsto em instrução normativa do órgão licenciador e apresenta o conteúdo mínimo a ser contemplado. De acordo com o porte do empreendimento, da área de inserção e da capacidade de suporte do meio, outros estudos deverão ser apresentados. Dependendo da complexidade da atividade/empreendimento poderão ser solicitadas informações complementares.

Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA)

O Estudo de Viabilidade Ambiental - EVA pode ser classificado como um parecer técnico que procura apontar, em determinada área de interesse, os aspectos físicos, ambientais e legais existentes, que se constituem em condicionantes, impedimentos e/ou limitações em relação ao empreendimento ou projeto que se pretende instalar.

* Aprovação: Prefeituras, concessionárias, GRAPROHAB/CETESB/Agenda Verde;

* Acompanhamento de implantação.

* Maquete Eletrônica 3D.

Uma maquete eletrônica ou maquete eletrônica também conhecida por maquete digital ou virtual, é a simulação volumétrica de um desenho industrial ou projeto arquitetônico/urbanístico produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando modelagem tridimensional.